GUINÉ-BISSAU
CLUBE DE FUTEBOL "OS BALANTAS DE MANSOA"
A fotografia foi obtida por mim, com uma máquina fotográfica que em 1965 era possível possuir. Permanecemos neste local alguns meses e daqui nos deslocámos para Bissau a fim de embarcar de regresso a casa.
Foi interessante conhecer a sede do Clube de Futebol "Os Balantas", que se situava na cidade de Mansoa, importante núcleo populacional e situada na região administrativa do Oio, onde a guerrilha tinha alguma atividade considerada constante e bastante perigosa.
Banhada pelo rio Mansoa, Balanta é uma palavra que significa "aqueles que resistem" . Grupo étnico de origem nìgero-congolês que se encontra dividido entre a Guiné-Bissau, Senegal e a Gâmbia. É o maio grupo étnico da Guiné-Bissau com mais de 25% da população do país.
Voltando ao clube: Fundado em 18 de setembro de 1946, foi uma filial do clube de futebol "Os Belenenses", de Portugal. Foi o primeiro clube campeão da Guiné-Bissau após a independência deste território, ex-colónia portuguesa, que se verificou em 1974, como é sabido.
O estádio de nome "Estádio Corea Sow" Tem uma capacidade de 3.000 lugares.
Olá Sr. José, antes de mais a fotografia é digna de uma capa de um livro! Com este blog aprendemos sempre! Quem diria que o Belenenses teve uma "filial" na Guiné e com um nome tão peculiar. Continue com estes temas muito interessantes. Beijinhos
ResponderEliminarObrigado Isabel. Não sei agora é se esta filial do Belenenses (Belém-Lisboa) ainda existe.
ResponderEliminarEsperto que sim, ao menos pela história que representa aquele clube «OS BALANTAS»